terça-feira, abril 14, 2009

domingos

acho que já o disse por aqui: tinha a sensação, quando era puto charila, que certas coisas parvas que fazíamos nessa altura, acabariam por se extinguir no momento em que chegaríamos à idade adulta.

falo-vos, sei lá, de estar 23 minutos a discutir quem é que era melhor defesa-lateral, se o gabriel se o inácio. esta minha troca de impressões aconteceu nos primórdios dos anos oitenta e terminou quando o nuno pires disse «o gabriel tem bigode. nunca poderá ser melhor que o inácio» ao que eu retribuí «mas o inácio é do alt'pina. conheces alguém de jeito que seja do alt'pina?».

pronto, a discussão não terminava porque entretanto desviávamos a coisa para «quem é que era melhor em toques de calcanhar» ou quando um de nós vinha com, por exemplo, «o meu tio tem um colega de trabalho que conhece o pai do bastos lopes e ele é capaz de dar 342 toques sem deixar cair a bola no chão», era certo que haveria um outro que logo diria que isso não era nada comparado com - e nesta altura introduzia um jogador do seu clube de eleição - o fulano de tal, ou um sicrano qualquer. ou seja, o contraditório poderia ser «oh! mas o fraguito além de dar mais de 500 toques tem um remate que é uma autêntica pedrada»...

e pronto, como não víamos pessoas crescidas terem este tipo de troca de impressões julgávamos que simplesmente os adultos não perdiam tempo com estas coisas.

enganei-me.

uma das coisas que eu julgava que os crescidos não faziam era torcerem por equipas estrangeiras quando defrontavam clubes nacionais. recordo-me do firmino ter dito, em pleno pátio da escola, «hoje estou a favor do carl zeiss jena» e ter, quase automaticamente, levado um par de calduços vindos das mãozinhas dos benfiquistas paulo amadeu e luis abreu. julgava também que essas coisas tinham sempre origem em rivalidades com origem num ou noutro «macaco» portista que aparecesse num aeroporto a apoiar uma qualquer equipa estrangeira que viesse defrontar o benfica ou o sporting. essas atitudes eram invariavelmente censuradas - e bem - por toda a gente com a cabecinha no seu lugar e reforçadas por artigos escritos nos diários desportivos.

sejamos sinceros, eu não estou à espera que toda a gente diga que «na, não senhora, eu sou lagarto mas na europa, se o benfica joga, sou benfiquista». claro que não estou à espera. mas estou à espera que os que não pensem assim, não tornem pública essa ideia. pronto, podem ficar contentes que o seu porto continue na europa enquanto que o sporting é eliminado, mas carago, não espero que andem a dizer isso em voz alta. lá está, sempre julguei que isso eram atitudes desses «macacos» que por aí há.

em boa verdade, quem esteja habituado a dar vistas de olhos pelos jornais espanhóis, sabe que além de se estarem cagando para os bons resultados barcelonistas, os jornais "madridistas", regozijam-se quando o barça leva na pá, quer na na liga quer na europa.

não sei se repararam mas há uma semana o domingos amaral, de mansinho, apareceu na sua coluna do record, a dizer que estava a favor do manchester nestes quartos de final da champions. parece que passou ao lado de muita gente. dias mais tarde num crónica elogiosa para com a primeira mão desses mesmo quartos de final, o daniel oliveira iniciou a sua crónica nesse mesmo record, com uma conversa onde dizia que por princípio está a favor de qualquer que seja o adversário do fêquêpê, competições europeias incluídas. fala lá numas coisas relacionadas com um tal de bairrismo ou provincianismo que parece que os do porto têm e tal... mais umas mariquices aqui outras acolá...

hoje ou ontem ou lá quando foi, nova crónica do domingos amaral, agora a dizer que o porto empatou com o manchester e tal, que fez um bom jogo e mais o caralho, mas que há três anos o seu benfica eliminou esse mesmo manchester e até foi ganhar em anfield road contra o liverpool que era o campeão europeu em título. diz ainda para o fcp se pôr a pau porque o manchester estava cansado (tinha jogado 48 horas antes), jogou mal e que no dragão é bem capaz de fazer uma daquelas que fez contra o bayern naquela final em que passou de 1-0 para 2-1 já nos descontos.

e aos poucos começa a ser hábito vir para os jornais, descaradamente, apoiar equipas estrangeiras contra tímes lusos. uma maravilha, pertantes!

e pronto: aquelas coisas que nós julgávamos que os adultos não faziam afinal fazem; aquelas coisas que julgávamos que eram apenas uns «macacos» que faziam também há pessoas «ilustres» que fazem; aquelas coisas que julgávamos só serem ditas entre amigos numa boca «brincalhona ou provocatória» afinal também são escarrapachadas como uma opinião coerente elevada.

vão abrindo precedentes, vão, depois digam que se aleijam.

p.s.: eu não estou a dizer com isto que o empate em old traford foi uma espécie de levantar o caneco. aliás aquele empate, para mim, só faz sentido se no dragão houver uma exibição idêntica. ou seja não ganhámos rigorosamente nada. o que eu sei e tenho para mim é que qualquer clube europeu, repito, qualquer clube europeu, gostaria de levar para casa, para disputar a segunda mão duma eliminatória, um empate com golos em manchester. agora se depois consegue passar a eliminatória isso é outra louça. louça que eu não consigo vislumbrar. deus queira que me engane. a ver vamos. não é uma questão de fé, é uma questão de competência. não esqueçam porém que o platini não deve andar muito contente com estes resultados portistas. e se o porto calha a ser campeão - coisa que, francamente, não me passa pela minha sã cabecinha - é certo e sabido que haverão crónicas, artigos e posts que falarão na participação do porto nesta champions que não deveriam ter acontecido por causa do tas e ...

Sem comentários: