terça-feira, abril 14, 2009

aluado

rita,

pronto, consegui.

à segunda noite o
tempo estava friorento, céu estava limpinho, e por isso, graças a deus, estreladíssimo.

de laptop - como o próprio nome indica - sobre o meu colo, binóculos ao pescoço, stellarium ligado e lá estive eu, uns bons vinte e tal minutos (devem ter sido mais, não sei, confesso). de papo para o ar a localizar as bellatrix, castor, pollux, merak ou kocab desta vida.

é realmente giro e com esta coisa do stellarium é outra louça. sabes, com o livro fico sempre na dúvida se o que estou a ver no papel é mesmo o que está lá em cima. para já porque tenho imensa dificuldade - sabes que sou maçarico nestas coisas, não sabes? - em acertar com o mapa astral correcto para a altura do ano correcta e para a hora da noite correcta, mas com este programa é diferente.

continuo com pena que a versão 10 tenha uns drivers que não se dêem bem com o meu pc. uma bodega! mas pronto, a versão 9 já dá para brincar.

e tens razão, mesmo com os binóculos de cáca do meu pai - é o que se arranja - isto passa a ser outra dimensão. é mais coisa menos coisa como quando desata a chover, o pára-brisas começa ficar cheio de pingos e a visão fica turva. accionamos então o limpa pára-brisas e parece que melhoraram a dioptrias. foi também a sensação que tive quando botei os binóculos nos meus olhos e me transformei num vouyer celestial. havias de me ter visto, pá. eu ali todo contente de papo para o ar e tal... dava ideia de me parecer com os velhos ou os maricas que iam (será que ainda vão?) controlar meninos para o estádio universitário ou para a fnat.

e a lua? que coisa maravilhosa: os recortes, as montanhas, os buracos... cabrão de berlinde mais giro que anda lá por cima, não é? imagino como isto seja, assim com um newton dos valentes. dá ideia que se estivesse a acontecer uma missão qualquer daquelas amaricanas ou brejneievas que a malta até os conseguia ver a alunar lá no mar da tranquilidade.

pronto, não te maço mais. era só mesmo para dizer que a minha piquena esteve comigo também de papo para o ar mas não ligou muito à coisa. gostou da lua, já não é mau. exaro aqui em acta que: a orion é mesmo a minha favorita; que anseio pelo momento em que olharei para lá para cima do cimo da ajuda e fico a pensar se passado umas duas dezenas de noites de papo para o ar não ficamos fartos de olhar lá para as mesmas coisas.

ou será que depois vem um nível mais elevado que torna a coisa mais interessante.

é isso?

(gostei)



Sem comentários: