quinta-feira, junho 09, 2005

Rainha Dona Leonor



Porque fui à Av. Igreja, não resisti e passei à porta do velho Rainha. O meu querido Rainha Dona Leonor, onde eu estudei de 1981 a 1991 (mais anos do que necessitava, está-se mesmo a ver, não é) E apeteceu-me escrever sobre o tema.

Por norma, mais tarde ou mais cedo, tenho saudades de quase tudo. Ás vezes até das coisas más que me vão acontecendo na vida. Mas do Rainha são mais as saudades boas.

Tenho saudades dos gelados do Sr. Américo da Avalanche, do casal de velhotes que vendia pastilhas e guloseimas espanholas, do contínuo preto que ficava junto ao portão de cima, do Batista da Sul América, dos brigadeiros da Suprema, das tostas mistas do Grog, dos cafés bebidos na companhia de umas miúdas no Pomodoro, das bicas e dos bolos de arroz da esplanada dos Coruchéus, das futeboladas e dos piqueniques nos relvados da Av. EUA, dos namoros nas bancadas do estádio da FNAT, das lutas com pinhas entre barcos no lago do Campo Grande, da professora Maria de Lurdes Guisado - seguramente a melhor professora de todos os que foram seus alunos - daquela selecção de futebol (os grandalhões da escola) -
o Pote, o Miguel Loirinho, o Pelé, o Gianini, o Quico Norton de Matos, o Pio, o Eduardo e tantos outros - que fazia grandes batalhas contra o Padre António Vieira, as visitas ao terraço dos Sétima Legião (quando ainda nem nome tinham) para ver ensaiar o Rodrigo Leão e a sua turma, do salão de snookers da Conde Sabugosa que tinha uma jukebox sempre a dar o Your love dos Outfield e o slow do Top Gun, das horas que passávamos na cave da Livraria Bertrand a ver as revistas de Fórmula 1 e do Spectrum, das matinés e soirés no Clube Roma, no Springfellows e até no Central Park (que saudades de dançar slows!), dos crepes do Centro Comercial do Pingo Doce da Estados Unidos da América, das visitas que fazíamos ás lojas de discos (a Valentim de Carvalho e a Strauss do C.C. Alvalade) para ver se já tinham as novidades de inglaterra, das visitas de estudo, e principalmente dos meus colegas e amigos.




Um beijinho especial para:
o meu muito querido Pedro "Canina" Quadros (o meu primeiro amigo de Liceu, a pessoa que me abriu os olhos para a música e mostrou que existiam umas bandas com nomes esquisitos como U2, Simple Minds, Joy Division, Durutti Column, The Cure, The Sound, Echo & The Bunnymen e principalmente os Psychadelic Furs), a Vera Alçada (filha da Isabel Alçada), o Alex Hachmeister (grande mago do bilhar), o Cabral (valente craque da bola), os gêmeos Luís e Tó Abreu, o Vitor da Estefânea, o João Roque, o Capristano, o Rui Fernandes de Chelas, o Zé Formigão (grande lagartão), o Gugas (que me mostrou uma banda bestial que são os Marillion e era um craque no ténis), a Mª João Coimbra do Crisfal, a Julieta que toda a gente achava gira e ninguém se atrevia a dizer, o Augusto (o gordo de óculos que qualquer turma que se preze possuiu), a Carlinha (a minha primeira amiga "a sério"), o Sport Billy, o Bigodes, o David, a Ana Nabais (ai que saudades dos Black & White, pá), o grande João Caldeira, o grande Gonçalo Teixeira (que juntamente comigo e com o Formigão formavamos um trio de valentes pencudos), o meu querido amigo e futuro afilhado Luís Mário, o Luís Punk, o Rui Rasquinho, a Dora, o Pedro Alentejano, o Pratas, o João Peixoto, o Capristano, o Pã, o Ratana, o Rafa, o Tiago Petinga, o malogrado Alexandre Craveiro Lopes, a Alice, o Nápoles (grande fã dos Simple Minds), a Alexandra Freudhental, a Odete Palaré, a Patrícia loirinha que morava lá para a frente do jacarepaguá (acho eu), que era um doce, um doce (assim mesmo, duas vezes), a Carlinha do prédio da Sul América (que era um doce, que eu adorava e que tinha pinta cumó caraças), a Romana (a menina dos Óculos Vermelhos), a Sofia Sousa (minha primeira namorada), a Vera Ferro (doideira), a Vanessa que afinal, ao que parece, queria curtir comigo naquela célebre festa do Filipe (Tom Cruise) e eu só soube uns 10 anos mais tarde, o Tó Queiroga, a Sónia Pereira (podredíssima de boa),(que é feito de ti, pá?) a estilosa da Ana Marcelino, o filósofo Emilinho, a Tinoca Félix, a Paula Águas e dezenas de outros que agora não me consigo lembrar.

Tenho saudades de ter 3 meses de férias no Verão.

14 comentários:

Xana disse...

Também tenho saudades desses tempos, noutra cidade e com outros amigos.

Mas confesso que a fase da minha vida que me desperta mais nostalgia é mesmo a da universidade.

:)

Karla disse...

1) os teus tempos de liceu foram bem mais interessantes que os meus

2) também tenho saudades :)

3) ninguém acredita em mim mas nostalgia nostalgia tenho de quando estava grávida (!!!!)

Cláudia disse...

A Vera Ferro é irmã de uma ex-colega e (ainda actual) grande amiga do Nuno. O mundo é demasiado pequeno...
Beijinhos mimados.

Nuno disse...

amigo,
na altura não pude comentar e depois nunca mais me lembrei. só agora, com a tua referência, aqui volto.

Pois bem, como sabes, o Rainha foi a minha vida de 1986 a 1992, anos em que também por lá andaste. Mas acho que nunca nos cruzámos.
De todos os locais e pessoas que enumeras, só os locais me são familiares:

Frequentava amiúde a Avalanche e a Sul América. O Grog só descobri mais tarde. O Pomodoro de passagem. Jogava à bola na Av. EUA, mas no campo por cima da FIAT (?). Frequentava muito mais os campos do que as bancadas do INATEL. A Livraria Bertrand (e a Barata), o Centro Comercial do Pingo Doce, a Valentim de Carvalho também eram pousos obrigatórios.

Pessoas: só reconheço mesmo o nome da Vera Ferro. E, bolas!, se ainda não te conhecesse, perguntava-te: como é que tu te lembras desse pessoal todo, 15 anos depois?!?

Outros sítios de que me lembro bem: a Riviera, a Nova Lisboa, a Geladaria Itália, o CC Alvalade e o Centro Roma, a Jacarepaguá, o Vá-Vá. O Bairro de São Miguel, onde moravam alguns amigos. Por volta de 1990 descobri que podia ir a pé até à Alameda, com paragem obrigatória na Guerra Junqueiro. Enfim, foram bons tempos, mas com menos memórias do que tu...

AnaBond disse...

Eu tenho mesmo saudades dos 3 meses de férias...

(do resto não tenho... é que não andei no mesmo sítio nem tive os mesmos amigos nem sequer andei por onde andaste)

Anónimo disse...

Av. de Roma (anos 80)
Quem se recorda dos carismáticos Becas, Flappy, Cristovão, Paulo Eustáquio, Manuel Luís Alçada, Cristo e a sua DT50, Paulo Alcobia (lagartão), Paulo Turras, Paulo Alexandre, Pitchiler, Luís Paulo (o homem mais lindo a sul do Tejo?
E das matinés no Rock? E das tardes de carnaval em que nos vingávamos dos grevistas da Carris?
Good old times

Anónimo disse...

Av. de Roma (anos 80)
Quem se recorda dos carismáticos Becas, Flappy, Cristovão, Paulo Eustáquio, Manuel Luís Alçada, Cristo e a sua DT50, Paulo Alcobia (lagartão), Paulo Turras, Paulo Alexandre, Pitchiler, Luís Paulo (o homem mais lindo a sul do Tejo?
E das matinés no Rock? E das tardes de carnaval em que nos vingávamos dos grevistas da Carris?
Good old times

Anónimo disse...

Olá!
Que boa memória!

A minha está neste momento a dar o peido mestre, uma vez que falas de mim DUAS vezes e de todos os meus amigos e acho que da "nossa" turma inteira. Mas estou a leste e não faço ideia que é que tu és!
Dá-me aí umas luzes.

Grande abraço e tava na altura de juntar o pessoal, alguns deles ainda vejo.
Tiago

PS- E sim, a Sónia era boa comó milho. Ainda é... vi-a no outro dia com a familia. lol

Anónimo disse...

pois eu andei tambem nesse liceu e confesso: não tenho saudades nenhumas, muito provalvelmente por minha causa nunca fiz mutos amigos por ai, vinda de um colégio só de meninas.. bem imaginem.. tanta estupidez meus Deus!!! se fosse agora... lol definitivamente não passaria assim incognita, mas a vida é isso mesmo : uma constante aprendizagem e mudança, A todos um bem haja especialmente à Vera Ferro, se é quem eu jugo: uma ex aluna como eu do Externato Paula Vicente.. ah "malher" como nós mudamos, se estás por ai.. diz qualquer coisa... Rosa Miguel

Joao Luis Traca disse...

Rosa Miguel: será que fomos da mesma turma no 10.º e 11.º ano? Na minha turma tinha uma rosa (morena) e uma vera (loira com oculos) vindas desse externato só podem ser voces...

dvd.gv disse...

Em grande forma, Jaime! Deixo aqui também a lembrança de bons passeios de mão dada pelas transversais da Av. da Igreja, as tardes em casa do pai do hugo, e os derbys contra a antónio arroio, com a grande equipa do nápoles, na qual pontificavam: bigodes, hugo nogueira, gonçalo teixeira, cagalhão, zé formigão e eu próprio. Grande abraço!

Anónimo disse...

Oi!

Conhecias o Rui (Mamute)?

Unknown disse...

Engraçado..encontrei este blog por acaso, 'tava a tentar encontrar se o grog tinha site...
Andei tb no Rainha por volta dessa epoca, e o paulo eutaquio foi da minha turma...bons tempos esses..mas caro de mim ninguem se lembra, pq eu apesar nao dava nas vistas, era mto timida e calada..mas lembro mto bem das caras..os nomes so alguns...fico contente que alguem ainda se lembre desses tempos...obg

Unknown disse...

A professora Maria de Lurdes Guisado, era um terror, mas era fantástica. Graças a ela saí do D. Leonor a falar correctamente Francês e Português. Nunca me esquecerei dela. Sabe se ainda é viva?