quinta-feira, janeiro 29, 2009

a malícia de toda mulher

há coisa de trinta anos houve uma novela chamada dona xepa. a nívea maria, uma gaja com quem eu sempre embirrei porque depois de fazer de jerusa - filha do coronel ramiro bastos que era a cara do meu padrinho que deus tem - na telenovela gabriela, tinha o seu tema musical da ordem. nessa telenovela era o dom de iludir. não cantado pelo caetano, seu autor, não cantado pela gal costa, mas sim pela maria creuza.

esta canção, apesar de me remeter invariavelmente para os finais dos anos setenta, leva-me também para umas férias que tive com a minha bicicle... mulher na praia do forte. recordo-me como se fosse hoje: eu, ela e a minha filha ainda a pulular na secção tomatal da minha pessoa, de volta duns hambúrgueres cheiros de molhanga e mostarda, regados por geladas cervejas servidas naquelas garrafas de seiscentos e tal mililitros (serão setecentos e tal?).

recordo-me de me estar a escorrer pelos queixos abaixo uns rios de molho quando questiono a morena:
- ó pá, como é que é aquela música que me está aqui na cabeça e que uma branca não me deixa recordar qual é? uma que diz «... você está, você é, você faz, você quer, você tem...»

a morena sabia. e eu passei o resto dessa semana a cantarolá-la. e finalmente a jerusa deixou de ser a cara do dom de iludir para passar a ser a cara dum boteco lá na praia do forte que, curiosamente, agora é uma loja de roupa.

há pouco, de volta das contas do casal, olho para o caralho dos números e não percebo porque razão faltam ali alguns algarismos. dou voltas e mais voltas e a razão não me assiste. tinha prometido já no ano passado, juntar dinheiro aos bochechos para lá voltar, à praia do forte do dom de iludir, mas concluo que nem com bochechos vou lá.

que merda, queria tanto lá voltar nem que fosse de dois em dois anos, vá lá.

pronto, mudemos a periodicidade para uma coisa mais olímpica, digamos. voltamos em 2012.

com sorte, já me saíram uns trocos nos jogos da santa casa e acabo mas é por ficar lá dois meses.

tunga!


Sem comentários: