terça-feira, dezembro 07, 2004

Discos Marcantes #1

America - In Concert



Em 1982,
andava pelo top do TNT/Vivá Musica uma música bestial que eu adorava que era o You can do magic dos America.
Como não se ouviu mais nada desta banda, a coisa acabou por ficar no esquecimento.

Anos mais tarde, no final da década de 80, voltou a bater uma saudade dessa música. Lembrava-me que o refrão tinha um repenicar qualquer, que eu achava giríssimo "you can-do ma-gic, tum-trelumm, you can-do a-ny-thing that you desire, ma-gic, tum -trelum... " e assim sucessivamente.
Na minha volta pelas discotecas não se encontrava nada destes gajos. "- America? Não, não há nada."

Até que um dia, encontrei na discoteca do Centro Comercial Imaviz, este disco. Era ao vivo (melhor ainda) e tinha realmente o You can do magic. Era a primeira do lado B. Como era só por agulha no início desse lado e deixar andar, durante muitos dias essa era a música que mais ouvia. Mais tarde, fui me deixando apanhar pelas outras. A segunda do lado A, afinal também era conhecida. Aparecia muito em cenas tipo Oceano Pacífico e Cidade By Night. Era o I need you, que era era uma balada do caraças.

Ainda para mais, numa altura em que começavam a aparecer as dores-de-corno, aquilo era como sopa no mel (ou será que é mel na sopa? É como gostarem mais, pronto). Acabaram por ficar no ouvido mais umas quantas músicas. Bom, o que é certo é que ganhei um gosto bestial por este disco.

As músicas são,
Lado A
1 - Tin man
É do album Holiday de 1984.
É fraquita, nunca a gramei.

2 - I need you
Do album America de 1971.
É daquelas músicas que parece que já existem desde sempre. Mesmo que a não conheçamos pelo nome (I need you dos América? Hum, não estou a ver..) basta trauteramos um pouquito e pronto (Ah, já 'tou a ver. Na na-na na-na na-na I need you. É fixe, é fixe!)
Gosto particularmente de um "Yes, I do!" que é gritado no final da música.

3 - The border
Do album Your Move de 1983.
Depois de uma parte mais calminha, entram uma guitarradas acústicas espectaculares. Gosto muito.
Tem também um coro com um "Do, do, do, do, do, do, do, do, do, do, do, do, do Make it to the border"

4 - Sister golden hair
Do album Hearts de 1975.
É fixe. Há uma parte em que o vocalista manda um "... it goes like this" e saca uma malha de guitarra acútica bestial.

5 - Company
Do album Hearts de 1975.
Ganda merda!


Lado B
1 - You can do magic
Do album View From The ground de 1982.
Ganda malha. A primeira que eu gostei e principal causa de eu ter este disco

2 - Ventura highway
Do album Homecoming de 1972.
Tem um acorde de guitarra no início bestial.
A Janet Jackson fiz um sample desse acorde no "Someone to call my lover" do disco de 2001 All for you.
É ok. Mas só ok. Nada mais.

3 - Daisy Jane
Do album Hearts de 1975.
Mais uma baladita. Porreirita

4 - Horse with no name
Do album America de 1971.
Porreira. Tem uns coros do baril.

5 - Survival
Do album Alibi de 1980.
É o fecho do disco. E fecha bem! Boa música.



Anos mais tarde, o ZM comprou uma colectânea dos America, "History", que me deu a conhecer mais duas ou três músicas, que valia a pena terem estado no disco ao vivo.
- Don't Cross The River
- Only in Your Heart
- Lonely People (outra daquelas baladas, assim "miá soft". Muito calminha)
- Woman Tonight

1 comentário:

Anónimo disse...

I need you, like the flower needs the rain, you know i need you...

É lindo! Como irmã mais nova de um conjunto de 4, sempre me deixei educar pela cultura musical dos meus irmãos mais velhos. Era Genesis, Yes, Supertramp, Peter Gabriel, America, Pink Floyd, Maryllion, etc... Que saudades dos bons velhos tempos!

AD