segunda-feira, fevereiro 16, 2009

último romântico

julgo já ter escrito isto aqui neste reles pasquim que ao contrario do chico buarque, cujas suas músicas ficam sempre mais bonitas cantadas por outros intérpretes (ai que agora é que me apedrejam), o caetano veloso é o meu favorito a inventar, reinventar e melhorar coisas vindas lá de outros lados.

só assim de cabeça e sem grande consulta: eu sei que vou te amar (aquela introdução com o dindi é uma maravilha), rita, chega de saudade, oceano, fera ferida, todo o amor que houver nessa vida...

hoje decidi mostrar mais um desses exemplos. último romântico é uma canção bem pop que o lulu santos - que eu gosto muito - decidiu fazer - e muito bem - e publicar lá por volta de 1984.

neste teledisco (não é um teledisco mas deixem-me por favor dizer que é, pode ser?) retirado do dvd que o caetano veloso lançou do espectáculo noites do norte, gravado lá no castro alves da bahia, ele aparece de pé, estúpida e invejosamente magro, trajando de negro num palco também negro - numa também negra cidade - acompanhado apenas pelas cordas do jacques morelenbaum.

e aqui tudo parece perfeito.

até o público aqui me faz inveja de não ser baiano. um público que, sim senhor, faz um pequeno chinfrim quando fica sabedor da música que entretanto começara, mas que depois volta ao silêncio das mãozinhas e continua o acompanhamento apenas com as suas gargantecas. muito bonito, muito afinadinho. havia de ser cá em portugal e o raio da influência malhão-malhão sujaria a actuação com as palminhas da ordem. muito gosta o portuga de palminhas. aliás, logo bem cedo as mãezinhas nos impingem a ordem: bate palminhas, filha, bate.

ali não, ali as palminhas só começam quando, imagine-se, o cantor solicita, tal qual chalana apelando ao antigo terceiro anel.

e aquele sorriso com cantos da boca em forma de silhueta de navio quando ele, de braços abertos em jeito de jogador de cristo, anuncia:
só falta te querer
te ganhar e te perder
falta eu acordar
ser gente grande
prá poder chorar...




4 comentários:

Su disse...

O Caetano Veloso é, sem qualquer dúvida, o melhor que se pode ver e ouvir! É de uma entrega total, de corpo e coração, à música, som, ritmo, sentimento! Nele tudo transborda!

Tenho a sorte e a felicidade de ter estado em vários concertos que deu! O primeiro foi na Expo, gratuito e a abarrotar, com uma árvora à minha frente só o conseguia ouvir. Foi realmente transcendente! Ouvi pela primeira vez o "How beautiful could a being be" cantado por ele e pelo Moreno. Sem palavras...

E o concerto no CCB? Foi quase divino!

Obrigada pela partilha deste "teledisco"! Foi delicioso!

Su disse...

Foi longo o meu comentário anterior, mas ainda assim ficou isto esquecido: http://www.obraemprogresso.com.br/

É ele e o que ele tem lá dentro!

Su disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Karla disse...

Considera-te devidamente apedrejado ;)